A noite tem os seus mistérios. O olhar humano de pouco se apercebe, a não ser que utilize dispositivos especiais.
Se juntarmos ao que foi dito as borboletas noturnas e o frio mês de Dezembro, então até parece que não se deverá passar nada...
A verdade é que não é assim.
Sendo certo que há espécies que só voam nesta época fria do ano, há algumas outras que voam também em meses mais tépidos, como é o caso da espécie Mythimna unipuncta, a única mariposa que apareceu na sessão de 2022 , ou a Scoliopteryx libatrix, na fotografia de abertura destas linhas.
Os registos presentes na base de dados da Estação de Borboletas Noturnas evidenciam voos insuspeitos, uma vez expostas as mariposas por esta atividade.
Em funcionamento desde 2021, esta estação integrada na Rede de Estações de Borboletas Noturnas, de âmbito nacional, reporta um gráfico que sintetiza os meses de Dezembro de 2021, 2022 e 2023.
As temperaturas dos dias das sessões noturnas em causa estão entre 4 graus centígrados de mínima e 19 graus centígrados de máxima. Estes extremos referem-se ambos a 2021. É precisa coragem para voar nestas noites frias!
Se quiser satisfazer a sua curiosidade, encontrará álbuns fotográficos da maior parte das espécies que apareceram na estação nesses três anos.