CRF-PBG
Para além de receber, tratar e devolver animais selvagens à natureza, o Centro de Recuperação de Fauna do Parque Biológico de Gaia (CRF-PBG) tem um importante papel na sensibilização dos cidadãos para conservação da vida selvagem e da diversidade biológica. Entre as principais causas de entrada no CRF-PBG destacam-se:
- Trauma (tiro, colisão…).
- Queda do ninho (primeiros voos).
- Intoxicação/envenenamento.
- Detenção ilegal.
- Debilidade (má-nutrição, desorientação).
O que fazer se
encontrar um animal a necessitar de ajuda?
Se um dia isso lhe acontecer deve proceder assim:
- Contactar a entidade responsável mais próxima (GNR – SEPNA, PSP – BRIPA, parque ou reserva, centro de recuperação mais próximo ou serviços veterinários municipais).
- Caso o animal esteja em risco e nenhuma das entidades se possa deslocar ao local, deve aproximar-se com cuidado e, de modo seguro, recolher o animal, cobrindo-lhe a cabeça com uma toalha ou um pano.
É difícil, por vezes, resistir a alguns animais tão fofinhos nas lojas e, quando nos interrogamos sobre as condições para os manter, já é tarde de mais. Apesar de algumas pessoas mal informadas o fazerem, a solução não está no abandono, até porque a maioria destes animais não tem a capacidade de sobrevivência na natureza e seguramente morrerá.