Steps for LIFE

A Comissão Europeia elegeu o projeto «Steps for LIFE». 

Proposto pela Fundação Camino Lebaniego, este projeto será financiado pelo programa LIFE Natureza e Biodiversidade da União Europeia. 

O projeto internacional foi apresentado a 15 de fevereiro em Vila Nova de Gaia, no Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner, com a presença dos responsáveis espanhóis, nomeadamente Manuel Bahíllo Martín, da Fundação Camino Lebaniego (a quem cabe a coordenação do projeto LIFE), e José María Rey Benayas, presidente da FIRE (Fundación Internacional para la Restauración de Ecosistemas). Da parte de Gaia, a sessão contou com a presença de Valentim Miranda, vereador da Câmara Municipal com o pelouro do Ambiente, e César Rodrigues, presidente da união de freguesias de Grijó e Sermonde, bem como Gonçalves Guimarães que dissertou sobre alguns detalhes históricos dos Caminhos de Santiago.

"Pretendemos utilizar os caminhos de peregrinação do Norte de Espanha e de Gaia como zonas para recuperar o meio ambiente, o meio cultural e a biodiversidade. Este é um projeto-piloto que servirá de exemplo para o resto dos caminhos de peregrinação e culturais de toda a Europa”, descreveu o presidente da Fundação Camino Lebaniego, Manuel Bahíllo Martín.

Em causa está o caminho que passa pela região de Cantábria, em Espanha, e por Gaia, em Portugal. "Temos uma parceria antiga com Gaia e conhecemos os problemas ambientais de Cantábria e de Gaia. Por isso, decidimos unir-nos para apresentar este projeto concreto que visa tornar os caminhos mais acessíveis e agradáveis”, explicou Manuel Bahíllo Martín. Entre as ações previstas está o arranjo de muros, o restauro de calçadas, a remoção de plantas invasoras, a regeneração de charcos e a plantação de árvores autóctones.

A equipa de trabalho conta com a coordenação da Fundação Camino Lebaniego, e com a participação da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, da Fundação Internacional para la Restauración de Ecosistemas (FIRE), da Associação Amica (AMICA), da Sociedade Espanhola de Ornitologia SeoBirdlife (SEO) e da Asociación Cántabra en favor de las Personas con Discapacidad Intelectual (AMPROS).

Leia a notícia completa no site da CMG

 

 

Câmara Municipal de Gaia

Rua Álvares Cabral 4400-017 Vila Nova de Gaia

Contactos

Parque Biológico de Gaia

R. Cunha, 4430-812 Avintes, Vila Nova de Gaia, Portugal

© 2018 Municipio de Gaia. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Municipio de Gaia

 

Câmara Municipal de Gaia

Rua Álvares Cabral 4400-017 Vila Nova de Gaia