O Parque Biológico de Gaia foi um local perfeito para reviver esta tradição no passado dia 16 de novembro. O magusto é uma festa outonal que celebra a colheita das castanhas, um dos frutos típicos desta época do ano.
No Parque Biológico de Gaia, a recriação do magusto é um evento especial que combina a tradição com a educação ambiental. Sublinha-se a importância do castanheiro no contexto da floresta, enquanto as castanhas são assadas numa fogueira ao ar livre, num ambiente acolhedor e festivo. O cheiro das castanhas assadas e o crepitar da fogueira trazem à memória as recordações de infância e as histórias contadas pelos avós.
A música tradicional completa a festa, proporcionando momentos de convívio e alegria para todos, através da atuação do Rancho Folclórico Danças e Cantares de Santa Maria de Olival.
A recriação do magusto no Parque Biológico de Gaia é uma experiência autêntica que permite aos visitantes conectar-se com a natureza e com as tradições culturais de Portugal. É uma celebração que honra o passado, enquanto educa e inspira as futuras gerações a preservar estas tradições.