O representante da Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia realizou na última semana de outubro de 2024 uma reunião técnica e financeira com os parceiros do projeto, para além de visitar as ações realizadas.
O projeto Steps for LIFE, coordenado pela Fundação Camino Lebaniego, em conjunto com os seus parceiros da Associação Cantábrica a favor das Pessoas com Deficiência Intelectual (AMPROS), da Associação Amica (AMICA), da Fundação Internacional para a Restauração de Ecossistemas (FIRE), da Sociedade Ornitológica Espanhola SeoBirdlife da Cantábria (SEO) e da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia em Portugal, já cumpriu mais de 60% dos objetivos definidos em quase uma dezena de ações que integram a conservação e melhoria da biodiversidade, otimizando a conectividade ecológica.
O projeto, que recebe financiamento do Programa LIFE da Comissão Europeia e do Governo da Cantábria, recebeu a visita do representante da Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia, Joseph Van Der Stegen, que realizou uma reunião técnica e financeira com os parceiros do projeto e acompanhou as equipas de trabalho numa visita de campo às diferentes áreas em que são desenvolvidos as performances.
Desde a sua criação, em janeiro de 2022, foram lançadas inúmeras ações para promover a transformação da infraestrutura cultural e turística das rotas de peregrinação a Santo Toribio de Liébana, na Cantábria, e ao Caminho Português de Santiago, em Vila Nova de Gaia (Portugal), em infraestruturas verdes.
Especificamente, entre as ações realizadas no campo, 31 muros de pedra seca foram restaurados em 13 locais; foram instalados 16 aglomerados rochosos em quatro áreas diferentes e plantadas 22 sebes em nove áreas. Quanto às ações na floresta, houve intervenção em oito áreas de árvores centenárias, o que representa 40% do total previsto; pilhas de madeira morta foram colocadas em 66 locais, excedendo o número inicial; e foram instaladas caixas de abrigo para morcegos num total de 50 locais. Por fim, quanto às ações em espaços aquáticos, foram adaptados e criados 71 bebedouros e lagoas, superando também o número inicial previsto. Tem sido feito um trabalho intenso na eliminação de espécies exóticas invasoras (quase 40 hectares) como Cortaderia, Tradescantia e Crocosmia.
O projeto STEPS for LIFE teve início em janeiro de 2022 e está em vigor até dezembro de 2026 com o objetivo de transformar os caminhos de peregrinação do Caminho Lebaniego, na Cantábria, e do Caminho de Santiago, que passa pelo concelho de Vila Nova de Gaia, em Portugal, numa infraestrutura verde, através da recuperação de microhabitats para a fauna e flora e da transformação de uma infraestrutura cultural e turística num percurso multifuncional que sirva de ferramenta principalmente para a melhoria da biodiversidade, conectividade ecológica e serviços ecossistémicos.