Steps for LIFE - Cantábria

O projeto europeu Steps for LIFE organizou em Santander (Cantábria, Espanha) um Conselho Consultivo que reuniu 25 especialistas focados na conservação da natureza em 13 e 14 de dezembro de 2023. 

Em 13 de dezembro teve lugar uma saída de campo que consistiu num passeio pelos diferentes marcos ao longo do percurso de peregrinação e das suas áreas de influência, em conjunto com os parceiros Amica, Ampros, FIRE, SeoBirdlife e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, através do seu Departamento de Ambiente e Parques Urbanos. Observaram-se alguns dos trabalhos desenvolvidos ao longo desse percurso.

Este dia de campo aproveitou a presença do botânico e especialista internacional em árvores monumentais, Bernabé Moya, que salientou estarmos perante “um grupo de castanheiros que são um dos mais importantes de Espanha. Juntamente com estes castanheiros do vale do Liébana, estaríamos a falar da população mais importante a nível nacional”. Por seu lado, Alberto Uría, apicultor e membro da Associação Corripa, demonstrou como construir um abrigo de insetos eficaz que tenha histórias de sucesso e não seja apenas ornamental.

 

Reunião do Conselho Consultivo

A Fundação Camino Lebaniego, entidade coordenadora do projeto europeu Steps for LIFE – cofinanciado em 60% pelo Programa LIFE da Comissão Europeia e em 40% pelos Ministérios da Cultura, Turismo e Desporto, e Desenvolvimento Rural, Pecuária, Pescas e Alimentação – organizou o II Camino Lebaniego Advisory Council of Steps for LIFE que reuniu dia 14 de dezembro os parceiros do projeto, bem como todos os membros deste órgão e dois peritos convidados que aderiram.

O vice-presidente do conselho de curadores da Fundação Camino Lebaniego e diretor-geral de Turismo e Hotelaria do Ministério da Cultura, Turismo e Desporto, Gustavo Cubero, presidiu à abertura deste encontro, juntamente com a diretora da Fundação Camino Lebaniego e do projeto Steps for LIFE, Pilar G. Bahamonde. Ambos os representantes concordaram em destacar a necessidade deste órgão consultivo que reúna os parceiros do projeto e especialistas das associações e fundações mais representativas e multidisciplinares do Terceiro Setor que "contribuam com o seu ponto de vista e enriqueçam este projeto", sublinharam. Além disso, a abordagem deste Conselho Consultivo deseja atuar como um órgão de cogovernação e participação na gestão do Camino Lebaniego como uma infraestrutura verde multifuncional.

Nesta edição, a coordenadora do projeto Steps for LIFE, Marta Valle, apresentou os princípios do projeto e um balanço de como as ações desenhadas estão a ser desenvolvidas, além de fazer uma apresentação sobre a ação relacionada com seminários para a troca de experiências e transferência de conhecimento. Também os técnicos do projeto detalharam alguns dos trabalhos realizados em 2023.

Neste sentido, a técnica do FIRE, Alba García, fez o ponto de situação do progresso dos planos estratégicos das estradas como a Infraestrutura Verde. O técnico de conservação da SeoBirdlife, Antonio Urchaga, mostrou imagens das intervenções em diferentes habitats, melhoria dos sistemas estuarinos, habitat da perdiz-cinzenta, morcegos, compatibilidade do urso com a população local e controlo de Espécies Exóticas Invasoras (IAS). A técnica da Cátedra UNESCO de Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental da Universidade do País Basco, María Viota, referiu o estado de execução da monitorização dos serviços ecossistémicos. A técnica da Rede Cantábrica de Desenvolvimento Rural, Ruth Pirón, dissertou sobe as oficinas realizadas no âmbito da educação ambiental e materiais didáticos criados para escolas primárias e secundárias. A técnica de comunicação da Fundação Camino Lebaniego e do projeto Steps for LIFE, Natalia Magdalena, fez um balanço das ações de comunicação e do ecossistema digital do projeto. O técnico do FIRE, Enrique Soria, apresentou o estado de execução da criação e gestão da rede europeia BioTrailNet e da caixa de ferramentas online. Por fim, o biólogo da consultoria ambiental BHS, Ángel Herrero, relatou a situação dos censos de algumas das espécies-alvo do projeto e as metodologias utilizadas. Herrero tem estado satisfeito com a evolução dos lepidópteros (borboletas), coleópteros (escaravelhos), répteis, anfíbios, aves e quirópteros (morcegos).

No final da apresentação pelos técnicos do projeto, houve uma ronda de intervenções por parte dos representantes de todas as instituições que aderiram ao Conselho Consultivo, formado pela Associação dos Amigos dos Caminhos de Santiago e Santo Toribio de Liébana, coordenador dos Caminhos de Santiago pela Cantábria,  Secção Florestal do Ministério do Desenvolvimento Rural, Pecuária, Pescas e Alimentação, Fundação Urso Pardo, Associação Costa Quebrada, Associação Coripa, Rede de Desenvolvimento Rural Cantábrico, Associação das Florestas Cantábricas, Ampros, Amica, FIRE, Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Seo Birdlife e Fundação Camino Lebaniego.

 

Projeto Steps for LIFE 

“Passos para o LIFE” visa transformar as infraestruturas culturais e turísticas dos percursos de peregrinação a Santo Toribio de Liébana, e do Caminho de Santiago português, que atravessa Vila Nova de Gaia, em infraestruturas verdes e corredores ecológicos, em que se integrem a conservação e melhoria da biodiversidade, otimização verde e conectividade, serviços ecossistémicos e a sensibilização de turistas e peregrinos. A equipa de trabalho “Steps for LIFE” conta com a coordenação da Fundação Camino Lebaniego e a participação como parceiros do projeto da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia em Portugal, da Fundação Internacional para a Restauração de Ecossistemas (FIRE), da Associação Amica (AMICA), da Sociedade Ornitológica Espanhola SEO/BirdLife Cantábria (SEO) e da Associação Cantábrica a favor das pessoas com deficiência intelectual (AMPROS). Para além do cofinanciamento da Comissão Europeia (60%), através do Programa LIFE, e da contribuição de cada uma das entidades públicas participantes, o Ministério da Cultura, Turismo e Desporto e o Ministério do Desenvolvimento Rural, Pecuária, Pescas e Alimentação cofinanciam este Programa LIFE.

 

Álbum fotográfico

 

Câmara Municipal de Gaia

Rua Álvares Cabral 4400-017 Vila Nova de Gaia

Contactos

Parque Biológico de Gaia

R. Cunha, 4430-812 Avintes, Vila Nova de Gaia, Portugal

© 2018 Municipio de Gaia. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Municipio de Gaia

 

Câmara Municipal de Gaia

Rua Álvares Cabral 4400-017 Vila Nova de Gaia