As sarjetas de passeio e sumidouros são importantes dispositivos de entrada de fluxos de água. São eles que garantem o acesso das águas pluviais às redes de drenagem.
Contudo, são frequentemente objeto de deposição de resíduos, quer decorrentes do arrastamento das águas da chuva quer decorrentes da atividade humana. São sumidouro de óleos alimentares, garrafas, beatas, entre outros.
Ao aceitar o desafio “O mar começa aqui”, lançado pela ABAE, o Município de Vila Nova de Gaia, através do Parque Biológico, pretende sensibilizar toda a comunidade para as consequências da incorreta deposição dos resíduos, seja nos ecossistemas terrestres seja nos ecossistemas marinhos.
As escolas devem criar nesta iniciativa uma imagem destinada a ser pintada junto a uma sarjeta ou sumidouro de águas pluviais, dentro da escola ou na sua envolvência, e envolver o maior número possível de alunos no projeto.
No ano letivo 2022/23 o Município de Vila Nova de Gaia acompanhou o desenvolvimento desta atividade e ofereceu tintas e pincéis a todas as escolas inscritas.
Apresentam-se de seguida as pinturas das sarjetas efetuadas no âmbito do projeto “O mar começa aqui”.
Escolas participantes - Colégio Nossa Senhora da Bonança, Escola Básica de Afurada de Cima, Escola Básica Júlio Dinis Vila Nova de Gaia, Escola EB1/JI de Megide, Escola EB1/JI do Monte, Escola EB1/JI Serpente, Escola Secundária Almeida Garrett, Escola Secundária Gaia Nascente.

 

 

Câmara Municipal de Gaia

Rua Álvares Cabral 4400-017 Vila Nova de Gaia

Contactos

Parque Biológico de Gaia

R. Cunha, 4430-812 Avintes, Vila Nova de Gaia, Portugal

© 2018 Municipio de Gaia. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Municipio de Gaia

 

Câmara Municipal de Gaia

Rua Álvares Cabral 4400-017 Vila Nova de Gaia