Dia 23 de janeiro de 2019 foi libertado no Parque Natural do Douro Internacional um abutre-preto cuja reabilitação partiu do Centro de Recuperação de Fauna em funcionamento no Parque Biológico de Gaia.

Tudo começou no passado dia 1 de outubro de 2018 quando deu entrada no Centro de Recuperação de Fauna um exemplar de abutre-preto (Aegypius monachus) vindo de Valongo e entregue pela BRIPA/PSP.

Esta ave, cujo estatuto de conservação nacional é "criticamente em perigo", encontrava-se bastante magra e debilitada e foi mantida sob o cuidado do Centro de Recuperação.

Após a sua reabilitação clínica, e ao abrigo da Rede Nacional de Centros de Recuperação de Fauna, o abutre-preto foi transferido para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (CRAS-UTAD) onde prosseguiu o seu processo de recuperação.

A sua devolução à natureza teve lugar no passado dia 23 de janeiro no miradouro do Carrascalinho em Lagoaça (Freixo-de-Espada-à-Cinta), em pleno habitat natural, na presença de algumas dezenas de pessoas. Previamente a esta devolução, no âmbito do projeto LIFE Rupis, foi colocado um dispositivo emissor GPS para seguimento da ave.

 

Notícia na RTP - https://www.rtp.pt/noticias/pais/abutre-negro-foi-devolvido-a-natureza_v1124769

Notícia na SIC - https://sicnoticias.sapo.pt/pais/2019-01-24-Abutre-negro-devolvido-a-natureza

 

Câmara Municipal de Gaia

Rua Álvares Cabral 4400-017 Vila Nova de Gaia

Contactos

Parque Biológico de Gaia

R. Cunha, 4430-681 Avintes, Vila Nova de Gaia, Portugal

© 2018 Municipio de Gaia. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Municipio de Gaia

 

Câmara Municipal de Gaia

Rua Álvares Cabral 4400-017 Vila Nova de Gaia