Dia 1 de outubro de 2022 decorreu no Parque Biológico uma nova sessão de monitorização de borboletas.
Desta vez aberta a pessoas interessadas, com limite de 20 inscritos, a atividade lotou dias antes da sua realização e teve por programa, entre as 18h00 e as 19h00, um enquadramento teórico sobre armadilhagem luminosa não letal de borboletas noturnas, seguido da construção de uma armadilha através da reutilização de materiais cujo destino maioritário seria a reciclagem.
Pelas 20h00 colocou-se a armadilha construída pelos participantes em ação e, ali perto, procedeu-se também a uma sessão adicional com o sistema de pano branco no solo sob uma lâmpada de luz mista. Surgiram durante as três horas desta atividade 28 espécies e meia centena de borboletas, que foram libertadas no local assim que este trabalho terminou. Pode ver o álbum fotográfico da maior parte das espécies que apareceram nessa noite.
A presente iniciativa enquadra-se na programação regular da Estação do Parque Biológico de Gaia, que se encontra integrada na Rede de Estações de Borboletas Noturnas portuguesa desde março de 2021.