Mapear a erva-das-pampas tornou-se agora mais fácil! Com esta aplicação para telemóvel qualquer cidadão pode ajudar.
Os seus avistamentos de erva-das-pampas (Cortaderia selloana) de forma muito simples, intuitiva e rápida passam a ficar registados e contribuirá assim para o conhecimento da distribuição desta planta invasora.
Esta aplicação está disponível em https://cortaderia.cm-gaia.pt/, bastando para isso carregar em “Descarregar aplicação móvel” (aceder através do dispositivo móvel). Os avistamentos podem ser submetidos diretamente nesta página, mas será sempre necessário criar conta através da aplicação. Encontra-se disponível apenas para sistemas operativos Android.
A erva-das-pampas encontra-se em flor durante o verão, outono até início do inverno. Os cidadãos que queiram colaborar devem estar atentos à espécie entre agosto e novembro, altura em que é bastante visível e de fácil identificação. Caso vá realizar alguma intervenção na planta observada, é recomendável que esta seja feita antes da formação das sementes, ou seja, entre agosto e meados de setembro.
Só com o conhecimento da distribuição real desta planta invasora é possível definir medidas concretas de gestão e controlo desta espécie, para as quais a contribuição de todos os cidadãos é essencial!