Marciano do Carmo Martins Viana de Azuaga reuniu ao longo de décadas um espólio considerável de objetos dos mais variados temas e das mais diversas proveniências.
Nos anos 80 do séc. XIX, Marciano Azuaga é já um reconhecido colecionador e associado do Centro Artístico Portuense.
A sua coleção foi doada à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia em 1904, tendo sido nessa altura instalado um pequeno museu na Rua da Fervença n.º 1 em Vila Nova de Gaia.
O Museu Municipal Azuaga, como se designava, acabou por encerrar em 1933, tendo as peças constituintes da exposição ficado à guarda da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.
Atualmente grande parte da coleção de Marciano Azuaga está no Solar Condes Resende, tendo no entanto sido transferida para o Centro Interpretativo do Património da Afurada a coleção malacológica e de organismos marinhos.
A coleção de conchas foi inventariada por Álvaro de Oliveira em 2014, estando agora patente ao público, cerca de 100 anos depois da sua primeira exibição.
O núcleo malacológico, constituído como resultado de inúmeras ofertas e eventuais recolhas locais do próprio, é interessante não só pelos espécimes apresentados, mas também pela data de recolha que remonta ao séc. XIX.

 

Câmara Municipal de Gaia

Rua Álvares Cabral 4400-017 Vila Nova de Gaia

Contactos

Parque Biológico de Gaia

R. Cunha, 4430-812 Avintes, Vila Nova de Gaia, Portugal



Centro Interpretativo do Património da Afurada

Rua António dos Santos, n.º 10, São Pedro da Afurada

4400-365 Vila Nova de Gaia

© 2018 Municipio de Gaia. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Municipio de Gaia

 

Câmara Municipal de Gaia

Rua Álvares Cabral 4400-017 Vila Nova de Gaia