No início deste projeto andamos pelo cais da Afurada à procura de uma caíca tradicional da Afurada, que pudesse enriquecer o espólio do Centro Interpretativo do Património da Afurada.
As raras caícas ainda existentes, já tinham sido adulteradas para acomodarem motores de fora de borda, sonares ou outros equipamentos mais recentes.
Outras tinham sido recobertas por novos materiais, mais resistentes à água do mar como a fibra de vidro. Sem ter sido encontrada uma caíca que pudesse condignamente homenagear os pescadores da Afurada, os irmãos Marques ofereceram-se para construir uma réplica à escala real. Das nossas conversas das medidas e moldes das “cavernas” que retiramos de caícas no cais, foi-se materializando a embarcação ainda em desenhos. Reunidos os materiais, a força de vontade e a dedicação desta companhia permitiu pouco a pouco avançar com este projeto.
Esta embarcação foi construída tal como as originais, com 5.60 metros de comprimento, em madeira de pinho, com “cavernas” a estruturar.
A importância de existir no CIPA um exemplar original da caíca prende-se com a necessidade de comunicar de uma forma clara as condições de vida e os riscos que os pescadores da Afurada corriam para sustentar a família. Nestes pequenos barcos movidos apenas com a força dos braços os pescadores saíam para a água sem saber se ao regressar poderiam trazer algum peixe. Por vezes, no mar, num instante ficavam cercados no nevoeiro ou o mar ficava muito agitado e tinham de deixar as redes para trás para o dano não ser maior. Felizmente que a tecnologia e as condições de trabalho evoluíram e hoje os naufrágios são mais raros, mas não podemos perder a memória destas gentes e destes trabalhos.
O CIPA agradece a dedicação e o trabalho de Carlos Marques, o grande obreiro deste projeto, que incansável trabalhou semanas a fio até à sua conclusão, a dedicação de Afonso Marques, que com o seu entusiasmo deu o impulso inicial para que se conseguisse concretizar esta ideia. A colaboração de Antonio Batista na pintura das letras foi também essencial para conferir a esta embarcação o estilo muito próprio da época. Os agradecimentos estendem-se a muitas outras pessoas que tornaram este projeto possível.