O desgaste, a oxidação e a corrosão são fenómenos que, de uma forma direta ou indireta, estão presentes no dia a dia de todos nós. Basta olhar à nossa volta e conseguimos identificar estruturas corroídas nas cidades, como pontes e pilares, objetos metálicos como parafusos, estátuas ou até mesmo um alimento que deixes ao ar, cujo aspeto se vai tornando menos agradável. Mesmo em ambiente industrial, alimentar, farmacêutico… podem surgir este tipo de fenómenos.
Conseguindo identificar a corrosão podemos intervir de forma a proteger ou minimizar estes fenómenos e as suas consequências. Se atuarmos de forma preventiva é possível prolongar o tempo de vida das estruturas e materiais!
Nas atividades propostas em ambiente laboratorial, os alunos serão desafiados a compreender processos de desgaste, corrosão, oxidação de diferentes materiais presentes no quotidiano que levam a grandes prejuízos económicos e gasto de recursos naturais. O contato com a eletricidade associada a reações químicas, eletroquímica, será uma das metodologias aplicadas de forma a acelerar os processos.
| Integração do tema nas aprendizagens essenciais
Câmara Municipal de Gaia
Rua Álvares Cabral 4400-017 Vila Nova de Gaia
dummy(+351)223 742 400
dummy geral@cm-gaia.pt
Parque Biológico de Gaia
R. Cunha, 4430-812 Avintes, Vila Nova de Gaia, Portugal
dummy(+351) 22 787 8120
dummy GPS: 41°05'49.5"N 8°33'21.9"W