Bufa-de-lobo

No intervalo de almoço do dia 8 de fevereiro alguns alunos da turma do 4º ano da Escola Básica de Outeiro liam um livro. 

Outros brincavam ao macaquinho chinês, outros à apanhada, há um pequeno grupo de rapazes exploradores que depois de algum tempo a ver os canteiros do recreio (talvez porque no dia anterior foram lá libertar alguns dos animais que observaram na Saída de Campo), encontraram ali algo que chamou a atenção deles…
Eles diziam que era uma pedra, um ovo, mas sem estarem convencidos com nenhuma das opções, decidiram chamar as professoras da Escola Ciência Viva que estavam por perto e questionaram o que seria aquele elemento.
Realmente parecia um fungo, mas a sua denominação, não a sabiam. Foi então que pegaram no telemóvel e com uma aplicação tentaram descobrir que fungo seria…
Bufa-de-lobo era o nome comum do cogumelo encontrado. A sua dureza e aparência foi algo comentado pelos pequenos exploradores, que com os olhos atentos colecionaram mais uma memória.
Para além da descoberta do cogumelo, descobriram também que o telemóvel pode ser um recurso de aprendizagem. No dia seguinte foram vários os pequenos cientistas que perguntaram qual era a aplicação que tínhamos no telemóvel para partilharem com os pais, que também ficaram curiosos.

 

Câmara Municipal de Gaia

Rua Álvares Cabral 4400-017 Vila Nova de Gaia

Contactos

Parque Biológico de Gaia

R. Cunha, 4430-812 Avintes, Vila Nova de Gaia, Portugal

© 2018 Municipio de Gaia. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Municipio de Gaia

 

Câmara Municipal de Gaia

Rua Álvares Cabral 4400-017 Vila Nova de Gaia