Com vista a celebrar o Dia da Floresta Autóctone, na semana de 23 de novembro serão desenvolvidas diversas iniciativas nas quais técnicos de educação ambiental do Parque Biológico de Gaia promovem a plantação de vegetação nas escolas no âmbito do projeto “Plante uma árvore nativa”.
Além disso, 23 de novembro é Dia Aberto e haverá várias escolas a visitar o Parque Biológico.
Neste mesmo dia, de manhã, terá lugar uma atividade que envolve um grupo de alunos no âmbito do projeto “Música na Floresta”.
Ainda nessa manhã será plantado um medronheiro na Escola de Brandariz (Serzedo), no âmbito do mesmo projeto “Plante uma árvore nativa”.
De tarde estará no parque uma outra turma para trabalhar o tema Floresta Autóctone.
Uma floresta autóctone é uma floresta com espécies próprias de uma determinada região, ou seja, essas árvores não foram trazidas pelo ser humano, tendo, pelo contrário, surgido ali naturalmente durante a estabilização natural dos ecossistemas ao longo de muitos milhares de anos.
Exemplos de arbustos e árvores autóctones da nossa região são o carvalho-alvarinho e o amieiro, o salgueiro e o medronheiro, o freixo e o loureiro, o azevinho e o ulmeiro, entre outros.
Os bosques autóctones ou nativos constituem relevantes lugares de abrigo e de reprodução de um elevado número de espécies animais autóctones, muitas delas ameaçadas.
Câmara Municipal de Gaia
Rua Álvares Cabral 4400-017 Vila Nova de Gaia
dummy(+351)223 742 400
dummy geral@cm-gaia.pt
Parque Biológico de Gaia
R. Cunha, 4430-812 Avintes, Vila Nova de Gaia, Portugal
dummy(+351) 22 787 8120
dummy GPS: 41°05'49.5"N 8°33'21.9"W