Alunos da Escola dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia, meteram mãos à obra e construíram diversas caixas-ninho para aves selvagens no passado dia 23 de fevereiro de 2024.
Tendo a iniciativa sido desenvolvida no âmbito do projeto Steps for LIFE, estes abrigos desejam colmatar a escassez de nichos para fazer ninho, antes abundantes em florestas antigas, com árvores maduras.
As aves constroem diversos tipos diferentes de ninho, inclusive de taça, mas as caixas-ninho são recomendadas para apoiar espécies cavernícolas como o chapim-real (Parus major) e o chapim-azul (Cyanistes caeruleus), quye na nossa região são os principais utilizadores, ocupando as caixas-ninho sobretudo entre janeiro e fevereiro.
O projeto vai incluir outras medidas, como a restauração de muros rústicos e de charcos, com vista a reforçar a infraestrutura verde.
O projeto Steps for Life pretende ligar os objetivos de conservação da biodiversidade, cultura, saúde humana e lazer em ambientes naturais através de uma infraestrutura verde multifuncional – ecológica, cultural e turística – que funcione como um corredor ecológico.
O Caminho de Santiago português, na passagem por Vila Nova de Gaia (Portugal), o Caminho Lebaniego e as estradas de Santo Toribio de Liébana na Cantábria (Espanha) são alvo deste projeto.
Encontra estas informações e o noticiário atualizado no site do projeto - https://stepsforlifeproject.org