Sermonde acolhe charco e abrigo de insetos

Quem percorre o Caminho de Santiago no concelho de Vila Nova de Gaia passa mesmo ao lado do parque de lazer de Sermonde. No âmbito do projeto Steps for Life, no início de novembro de 2023 foram ali instalados um charco e um abrigo para insetos.

No início de novembro de 2023 foram ali instalados um charco – que apoiará anfíbios e pequenos invertebrados aquáticos, servindo também como bebedouro para aves selvagens e outros animais –, bem como um hotel de insetos. Este dispositivo recria abrigos para pequenos invertebrados como por exemplo as abelhas selvagens, coleópteros e borboletas quando entram na fase que antecede o voo, a de crisálida.
É do conhecimento geral a crise que, em termos globais, os insetos estão a sofrer. A Europa não foge à regra. As populações de polinizadores selvagens diminuíram significativamente nas últimas décadas. Na Alemanha, por exemplo, foram estimados declínios sazonais, ao longo de 27 anos, de mais de 75% da biomassa total de insetos voadores, enquanto o controlo sistemático da abundância de borboletas revela declínios em alguns Estados-membros da União Europeia (UE) de cerca de 75% desde 1990 e de cerca de 40% na abundância de espécies de borboletas de pastagens em toda a UE. (1)
O projeto vai incluir também outras medidas, como o controlo de espécies invasoras e a aplicação de informação sobre a biodiversidade local, com vista a reforçar a infraestrutura verde. O Steps for Life pretende ligar os objetivos de conservação da biodiversidade, cultura, saúde humana e lazer em ambientes naturais através de uma infraestrutura verde multifuncional – ecológica, cultural e turística – que funcione como um corredor ecológico. O Caminho de Santiago português, na passagem por Vila Nova de Gaia (Portugal), o Caminho Lebaniego e as estradas de Santo Toribio de Liébana na Cantábria (Espanha) são alvo deste projeto.
Encontra estas informações e o noticiário atualizado no site do projeto - https://stepsforlifeproject.org

(1) "Guia para cidades amigas dos polinizadores", Comissão Europeia, 2019.

 

 

Câmara Municipal de Gaia

Rua Álvares Cabral 4400-017 Vila Nova de Gaia

Contactos

Parque Biológico de Gaia

R. Cunha, 4430-812 Avintes, Vila Nova de Gaia, Portugal

© 2018 Municipio de Gaia. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Municipio de Gaia

 

Câmara Municipal de Gaia

Rua Álvares Cabral 4400-017 Vila Nova de Gaia