Duas dezenas de alunos do 1.º ano da Escola Básica Aldeia Nova, de Avintes, em Vila Nova de Gaia, Portugal, participaram numa atividade que lhes deu a conhecer o projeto Steps for Life em 29 de junho de 2023.
Diana Santiago, bióloga, explicou a importância de conservar a diversidade da vida, referindo que se está a trabalhar neste projeto para valorizar uma infraestrutura verde na parte dos Caminhos de Santiago que atravessa Vila Nova de Gaia.
Os alunos construíram uma caixa-ninho para aves selvagens que foi aplicada entretanto numa árvore nas margens do rio Febros.
No Quinteiro da Biodiversidade os alunos aprendem diferentes formas de apoiar plantas e pequenos animais selvagens num jardim urbano.
No fundo, trabalha-se com as plantas a favor das aves, dos mamíferos, dos répteis, dos anfíbios e dos insetos selvagens.
De acordo com a época do ano, a parte prática assenta na construção de um comedouro para aves selvagens a ser aplicado no jardim, abrigos para morcegos, abrigos para ouriços-cacheiros, pontos de água para as aves, entre outros.