Nas noites de 5 para 6, de 12 para 13, de 16, de 20 e de 25 de julho de 2024 decorreram no Parque Biológico de Gaia novas sessões de monitorização regular de borboletas, de acordo com o protocolo da Rede de Estações de Borboletas Noturnas.
Registar os dados, integrando-os também com os de muitas outras estações ao longo do país, proporciona elementos para análise não só sobre a frequência das espécies mais habituais como de outras que não estão listadas. Somam-se, por este processo, conteúdos úteis para investigação científica.
Em regra, nas estações utilizamos caixas-armadilha modelo "skinner", mas em sessões excepcionalmente abertas ao público, com inscrição prévia gratuita, utilizamos uma lâmpada mista sobre pano branco no solo. Numa nova iniciativa anual da Rede de Estações de Borboletas Noturnas (REBN) - as Noites da REBN - foi isso que aconteceu. A armadilhagem da noite de 12 de julho enquadrou-se nessa amostragem a nível nacional. Ao agregar perto de uma centena de estações em Portugal, foi possível apurar que espécies de mariposas estariam a voar simultaneamente no país nesse fim de semana.
As sessões de 16 e 25 de julho excecionalmente abriram ao público dentro do programa nacional Ciência Viva no Verão.

 

 

Câmara Municipal de Gaia

Rua Álvares Cabral 4400-017 Vila Nova de Gaia

Contactos

Parque Biológico de Gaia

R. Cunha, 4430-812 Avintes, Vila Nova de Gaia, Portugal

© 2018 Municipio de Gaia. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Municipio de Gaia

 

Câmara Municipal de Gaia

Rua Álvares Cabral 4400-017 Vila Nova de Gaia