Polinizadores de Portugal - ciência cidadã

O projeto Polinizadores de Portugal teve, no mês de maio de 2020, bons resultados...

A coordenadora dos Polinizadores de Portugal, a bióloga Sónia Ferreira, faz um resumo dos resultados do arranque do projeto de ciência-cidadã lançado pelo CIBIO-InBIO. A Câmara de Vila Nova de Gaia através do Parque Biológico é parceira. Esta iniciativa "juntou várias centenas de cidadãos a cientistas no estudo dos polinizadores do nosso país".

Foram feitos "mais de 12500 registos de artrópodes na plataforma, pertencentes a mais de 1500 espécies. A grande maioria pertencente ao grupo dos insetos (10500 registos). Em maio foram feitos 5683 registos (pertencentes a 983 espécies)".

As borboletas foram as mais registadas, seguidas pelos escaravelhos, pelas moscas e pelo grupo formado pelas abelhas, vespas e formigas.

Até ao final de maio, o grupo dos lepidópteros (que inclui borboletas diurnas e borboletas noturnas) teve mais de 2900 registos, e o maior número de espécies identificadas (344). Três das espécies de borboletas mais registadas a nível nacional estão a Malhadinha ou Ariana (Pararge aegeria, 298 registos), o Almirante-vermelho (Vanessa atalanta, 121 registos) e a Borboleta-das-couves (Pieris rapae, 108 registos).

No caso do grupo dos coleópteros (escaravelhos, besouros e carochas) no mesmo período foram feitas mais de 2500 observações, pertencentes a 294 espécies. "Apesar de muitas espécies deste grupo não contribuírem para a polinização, 3 das 4 espécies mais registadas são polinizadores bem conhecidos: o Jaquetão-das-flores-mediterrânico (Oxythyrea funesta, 190 registos), Besouro-capuchinho (Heliotaurus ruficollis, 114 registos), e o Soldadinho-laranja (Rhagonycha fulva, 84 registos)".

Durante este período foram feitos mais de 1500 registos de himenópteros (abelhas, vespas e formigas) pertencentes a cerca de centena e meia de espécies. No primeiro lugar temos a Abelha-do-mel (Apis mellifera, 219 registos) seguida pelo Abelhão-terrestre (Bombus terrestris, 93 registos) e a Abelha-carpinteira (Xylocopa violacea, 53 registos).

No caso dos dípteros os resultados são também impressionantes, com mais de 1500 observações de quase 200 espécies. O "top 3" é constituído por três moscas que mimetizam himenópteros: Mosca-das-flores-alongada (Sphaerophoria scripta, 68 registos), Mosca-zangão (Eristalis tenax, 54 registos) e Mosca-das-flores-comum (Episyrphus balteatus, 44 registos).

A recolha de dados continua, pelo que, continua Sónia Ferreira, "peço a vossa participação na sua divulgação e implementação nos próximos meses".

A coordenadora dos Polinizadores de Portugal deu uma entrevista ao canal cE3c (YouTube) no Dia Mundial da Abelha intitulada "Polinizadores de Portugal: o projeto". 

 

Câmara Municipal de Gaia

Rua Álvares Cabral 4400-017 Vila Nova de Gaia

Contactos

Parque Biológico de Gaia

R. Cunha, 4430-812 Avintes, Vila Nova de Gaia, Portugal

© 2018 Municipio de Gaia. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Municipio de Gaia

 

Câmara Municipal de Gaia

Rua Álvares Cabral 4400-017 Vila Nova de Gaia