Dia Mundial das Aves Migradoras

No fim de semana de 11 e 12 de maio, houve dias abertos na Reserva Natural Local do Estuário do Douro associados ao Dia Mundial das Aves Migradoras.
Envolvendo perto de duas centenas de participantes, além de portugueses de várias cidades da região, o evento contou

com a participação 14 pessoas de nacionalidade espanhola, italiana, chinesa, argentina e neozelandesa.

Nestes dias, entre invertebrados o destaque das observações foi para o escaravelho-enlutado (Blaps lusitanica), para o lucano-pequeno (Dorcus parallelipipedus) e para o escaravelho-do-litoral (Calicnemis obesa). Um réptil muito curioso que se observou com alguma facilidade foi a cobra-de-pernas-tridáctila (Chalcides striatus), que, a bem da verdade, está mais próxima de ser um lagarto do que uma serpente.

Nesses dois dias, na vasta lista de aves selvagens observadas – ao todo 45 espécies –, destaca-se uma tão incomum a ponto de necessitar de confirmação do Comité Português de Raridades. Trata-se do garajau-de-bico-laranja (Thalasseus bengalensis). O primeiro registo desta espécie para a RNLED, na verdade, foi a 7 de maio. Voltou a ser observada no dia 11 do mesmo mês.
É interessante notar que com esta espécie fica registada a ocorrência de nove espécies diferentes do grupo das andorinhas-do-mar, gaivinas e garajaus (Sternidae).
Os registos de observação na RNLED de Sternidae correspondem assim a 82% do total das espécies deste grupo taxonómico que podem ser observadas em Portugal Continental.
Ainda no dia 11 de maio foi também observada uma espécie de ocorrência rara na RNLED, duas perdizes-do-mar (Praticola glareola). O primeiro registo desta espécie foi o de uma ave observada a 11 de abril de 2010.

 

 

Câmara Municipal de Gaia

Rua Álvares Cabral 4400-017 Vila Nova de Gaia

Contactos

Parque Biológico de Gaia

R. Cunha, 4430-812 Avintes, Vila Nova de Gaia, Portugal

© 2018 Municipio de Gaia. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Municipio de Gaia

 

Câmara Municipal de Gaia

Rua Álvares Cabral 4400-017 Vila Nova de Gaia