Voltar à página inicial |

 

Observatório de Astronomia

 

 


Concurso de Fotografia Astronómica de 2017 | Por favor, descarregue aqui o Regulamento!


Criado com o intuito de servir os visitantes e a comunidade de astrónomos amadores, proporciona um local adequado para observações regulares.

A observação do céu - património da humanidade - em todo o seu esplendor é hoje em dia uma raridade face à poluição luminosa e atmosférica que cada vez mais afecta as observações.
A sensibilização da população para este património e para a diminuição da poluição não deixa de ser também mais uma forma de proteger a natureza.

Este equipamento possibilita a realização de diversos ateliers demonstrativos na área da astronomia, tais como a construção de instrumentos, a criação de relógios de sol, astrolábios entre outros objetos.

O Observatório organiza cursos de Iniciação à Astronomia, que vão desde a iniciação propriamente dita até às observações mais avançadas. 

Fora desse contexto, para organizar a sua visita consulte estas informações: 

Tabela 1.

 

 

 

PRÉMIOS DO CONCURSO DE ASTROFOTOGRAFIA DO OAPB DE 2016

Vencedor Geral - 1.º Prémio: «NGC2244 (Roseta)», de Paulo R. V. de Almeida.

Terra e Espaço: 1.º Prémio - «Auro Boreal na Islândia», de João C. Vieira.
Terra e Espaço: 2.º classificado - «Aurora Boreal I», de Paulo Ferreira.

Espaço Profundo: Vencedor - «NGC2244 (Roseta)», de Paulo R. V. de Almeida (este prémio, tendo sido distinguido para vencedor geral pelo júri, segundo o regulamento dilui-se sem ser cumulativo no do vencedor geral).
Espaço Profundo: 2.º classificado - «Nebulosa NGC7822», de João C. Vieira.
Menção Honrosa para «Nebulosa da Lula (OU-4)», de Paulo Lobão.

Prémio Júnior - «A Lua», de Raphael Teixeira da Costa António.

Na categoria Sistema Solar, não surgiram trabalhos a concurso que, na opinião do júri, justifiquem a atribuição de prémio.

A abertura da exposição com a entrega dos prémios decorreu sábado, dia 5 de novembro de 2016, às 15h00, no salão de fotografia da natureza do Parque Biológico de Gaia.


Vencedor Geral - 1.º Prémio:
«NGC2244 (Roseta)», de Paulo
R. V. de Almeida

Terra e Espaço: 1.º Prémio
- «Auro Boreal na Islândia»,
de João C. Vieira

Espaço Profundo: 2.º classificado
- «Nebulosa NGC7822», de João C. Vieira
Prémio Júnior - «A Lua», de
Raphael Teixeira da Costa António
Terra e Espaço: 2.º classificado
- «Aurora Boreal I», de Paulo Ferreira
Menção Honrosa para «Nebulosa
da Lula (OU-4)», de Paulo Lobão

 

Curso de Iniciação à Astronomia

O Município de Vila Nova de Gaia vai dar continuidade no presente ano à 7.ª edição do Curso de Iniciação à Astronomia que o Observatório Astronómico do Parque Biológico organiza anualmente.
Aberto a todos os interessados, a inscrição é grátis, contudo, suporta apenas 20 vagas, pelo que se tem em vista frequentar esta formação não deve atrasar-se.
O curso decorre nos dias 6, 13 e 20 de maio. As inscrições e demais informações devem ser feitas para o Gabinete de Atendimento cujo contacto está no final destas linhas.
Serão ministradas neste curso aulas teóricas seguidas de aulas práticas, em seis módulos, divididos em três unidades genéricas, que abordarão temas como o Universo, o céu noturno e os instrumentos necessários a uma boa observação astronómica.
O curso tem vindo a ser ministrado pelos astrónomos que regularmente colaboram com o observatório, concretamente Luís Lopes, Joaquim Gomes, Carlos Soares e Henrique N. Alves.

Cartaz

 

Mais informações: Gabinete de Atendimento; horário: Outubro-Março: 9h00 – 17h00; Abril-Setembro: 9h00 – 18h00. Telefones: 227 878 138 e 227 878 138 - e-mail: atendimento@parquebiologico.pt.

Se desejar, pode
seguir-nos no Facebook.



Parque Biológico de Gaia

4430-681 Avintes

Tel. 22 787 81 20 | geral@parquebiologico.pt